Fotografia #2

Vamos seguir a série sobre fotografia! (Nossa, até achei que fosse sobre automóveis ^^)

Hoje vamos aprender o que é fotografia, Obturador e Diafragma.

Fotografia

Fotografia vem da junção de duas palavras, Foto (luz) e grafia (escrita), não precisa nem ser um gênio pra deduzir que a fotografia é a “escrita da luz”, é basicamente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa.

A primeira fotografia reconhecida foi feita no ano 1826 pelo Frances Joseph Niépce. Mas isso não significa que a fotografia é “obra de apenas um autor”, o processo de avanços foi trabalhado por muitas pessoas ao longo de muitos anos.

Primeira fotografia permanente
Fonte: pt.wikipedia.org

Obturador

Obturador é um dispositivo mecânico, que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do sensor à luz. É uma espécie de cortina que protege a câmera da luz, e quando acionado o disparador, ele abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. O obturador fica no interior do corpo da câmera, após o diafragma. A velocidade do obturador é um dos fatores que modificam a “imagem final”.

Obturador
Fonte: pt.wikipedia.org

Velocidade do Obturador

O tempo de exposição é normalmente dado no formato 1/x , em que X representa uma fração de tempo em segundos. Os valores comuns são:

  • 1/8000 s
  • 1/4000 s
  • 1/2000 s
  • 1/1000 s
  • 1/500 s
  • 1/250 s
  • 1/125 s
  • 1/60 s
  • 1/30 s
  • 1/15 s
  • 1/8 s
  • 1/4 s
  • 1/2 s
  • 1 s
  • B (de bulb) — Que mantém o obturador aberto enquanto o botão disparador estiver pressionado.

Diferentes velocidades do obturador
Fonte: pt.wikipedia.org

Diafragma

Diafragma é um sistema que controla a abertura por onde a luz entra, obviamente, quanto mais for à abertura, mais luz entra.

É composto por um conjunto de lâminas, muito finas, que se localiza dentro da objetiva. O valor do diafragma é medido através de números, conhecidos como f ou f-stops, que seguem um padrão universal, 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 44, 64 e assim por diante…

Cada número maior, ou seja, mais fechado, representa a metade da luz que o número da abertura anterior permite passar.

Quanto maior é abertura, menor é a profundidade de campo. Diafragmas mais fechados tendem a proporcionar maior “foco”, enquanto diafragmas mais fechados, o oposto.

Fontes: http://www.dicasdefotografia.com.br, pt.wikipedia.org e http://www.cameraversuscamera.com.br.

Comente!