Entenda os problemas da Internet 3G !!!

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Em primeiro lugar, vamos entender as limitações da tecnologia, e a partir daí, não criar expectativas que não podem ser correspondidas.

Este é um fator responsável por grande porcentagem das reclamações, em parte fomentadas pela falta de informação clara, quando da venda do serviço.

Temos que ter em mente que o modem 3G, a grosso modo, é como um minicelular  (olha a nova regra ortográfica ai!), sujeito as mesmas suscetibilidades na recepção dos sinais.

Tal como o celular, o modem 3G é um tipo de rádio, que pode sofrer interferência e “pega” melhor em alguns locais.
 

ANTES DE COMPRAR:

Antes de aderir a um plano 3G, conheça como é o sinal da operadora nos locais onde você vai usá-lo. Consiga um aparelho celular da operadora em questão e ande com ele pelos locais onde você usará o 3G.

Se você puder conseguir um celular com 3G habilitado, e puder observar se o símbolo 3G está sempre aparecendo, este teste será muito mais preciso.

Observe o sinal da rede. são aquelas barrinhas que aparecem junto ao símbolo de uma antena quanto mais barrinhas tiver, melhor, e você saberá se haverá problemas de sinal.

Se o sinal da operadora em questão não for “forte”, este é um indicativo de que você poderá ter problemas.

A IMPORTÂNCIA DO SINAL DE QUALIDADE:

Os dados trafegados entre o modem 3G e a torre da operadora, são divididos em milhões de partes bem pequenas chamadas de “pacotes”.

Há um fluxo constante deles enquanto você navega pela Internet, baixa arquivos, vê vídeos ou realiza qualquer atividade online.

Quando o sinal é fraco, muitos destes “pacotes” se perdem e tem que ser retransmitidos, além da velocidade ser automaticamente ajustada para valores cada vez menores, até que a perda de informação chegue a um nível aceitável.

ATUALIZAÇÕES GRATUITAS:

Os modems 3G precisam de um tipo de programa que fica dentro deles para funcionarem. Isto se chama firmware eventualmente, são descobertos pequenos erros neste firmware ou então uma maneira mais otimizada de usá-los.

Algo semelhante com um pequeno ajuste que um fabricante de automóveis faz para corrigir falhas no motor ou melhorar seu desempenho.

O firmware pode ser “baixado” via Internet, muitas vezes sendo oferecido automaticamente ao usuário. Fique atento a novas atualizações de firmware, visitando o site da sua operadora ou do fabricante do modem 3G.

Desde a implementação do 3G no Brasil, vários fabricantes fizeram melhorias em seu firmware, minimizando quedas, travamentos e até contribuindo para algum aumento na velocidade. 

PORQUE FICA LENTO?

Seja qual for o tipo de Internet, ela está limitada a um determinado volume de tráfego simultâneo, que chamados de banda.

Uma maneira simples de entender é comparar a Internet que chega à torre de telefonia que está lhe atendendo naquele momento, a um grande tubo de água.

Cada usuário teria um tubo menor indo até ele, proporcional a banda que ele comprou. Então se a pessoa comprou 1 Mega, terá um tubo três vezes menor do que aquele que comprou 3 Mega.

Se o usuário está com o modem ligado, mas não está usando a Internet, isto equivale a ter uma torneira pingando lentamente.

Se estiver lendo emails ou navegando em páginas comuns, isto equivaleria a lavar louça, mas se está baixando arquivos, vendo vídeos, usando eMule, Kazaa e outros programas de compartilhamento, isto equivaleria a ter todas as torneiras abertas.

Tenha em mente que a velocidade contratada, não estará 100% disponível. Não vou discutir a questão moral ou jurídica disso.

Vou me limitar à parte técnica. Então leia o contrato de serviço e aceite as condições para não reclamar depois.

Tem muita gente que se faz de bobo, sabendo que está comprando um produto com limitações e depois se faz de vítima do holocausto.

A velocidade sempre irá variar em função do número de usuários conectados e realizando algum tipo de tarefa online.

Lembre-se da analogia com a tubulação de água gente navegando e lendo emails consome pouca banda, gente vendo vídeos e baixando arquivos consome muito mais, então a banda total disponível para todos será menor.

Isto também vale para horários de pico, quando todos acessam ao mesmo tempo, normalmente antes de ir para o trabalho e mais ainda depois de chegar.

CONCLUSÃO

Todas estas limitações, somadas a investimentos em equipamentos insuficientes e disponibilização de banda de Internet também insuficiente para todos os clientes, são causa de lentidões, travamentos e quedas de sinal.

Já aprendemos a evitar os problemas do nosso lado, mas as operadoras têm que ser duramente cobradas sem cessar para que haja melhoria do serviço.

Infelizmente a coisa só funciona sob pressão como todas são deficientes, não há concorrência eficaz entre elas, restando a você reclamar, inclusive na Anatel.

Pode ser demorado e até dar a impressão que não adianta, mas nenhum poder econômico vai ceder facilmente.

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